A Congregação das Missionárias da Caridade
As origens das Missionárias da Caridade se remontam a 1948, quando sua fundadora, a Madre Teresa de Calcutá (Agnes Gonxha Bojaxhiu), chegou à cidade de Calcutá direcionando seus esforços às crianças pobres que ficavam nas ruas. Em 1949 se uniu a ela sua primeira seguidora, uma jovem da cidade de Bengala e na continuação outras mais.
Em 1952 a Madre Teresa fundou o Lar de Moribundos Kalighat em Calcutá e três anos depois estendeu seu trabalho à atenção aos leprosos, criando na cidade de Asansol a colônia denominada Shanti Nagar (Cidade da Paz).
Em 1965 o Papa Paulo VI pôs às Missionárias da Caridade sob o Controle direto do papado e autorizou Madre Teresa a expandir a ordem fora da Índia. Logo se abriram centros para cuidar e tratar de leprosos, cegos, inválidos, anciãos e moribundos em todo o mundo.
Os Missionários da Caridade, companheiros das Missionárias da Caridade, foram criados em meados dos anos sessenta para dirigir os lares para moribundos.
A Congregação está formada na atualidade por mais de 3.600 irmãs com 560 casas que se repartem em mais de 120 países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O homem de bem,crente em seu futuro celeste, deseja encher de belas e nobres ações a sua existência. Haure, na sua fé, na certeza da felicidade que o espera, a força necessária, e ainda aí se operam milagres da caridade, de devotamento e abnegação. Enfim, com a fé não há maus pendores que não se chegue a vencer.
(ALLAN KARDEC)